ETAPAS > CATEQUESE INCLUSIVA > ENCONTRO 28
1. Ler: João 19, 17-30
2. Olhar a imagem
3. Reler
4. Reconstruir o texto
5. Conhecer
Depois que Jesus foi preso no jardim das Oliveiras, foi levado para o tribunal, onde foi julgado. Ele não havia cometido crime algum. Todos sabiam, mas deram um jeito para que Pilatos decretasse a morte daquele homem que passou pelo mundo fazendo o bem.
Decidiram que Jesus deveria morrer pregado numa cruz. No alto da cruz, colocaram uma placa com a inscrição: Jesus Nazareno Rei dos Judeus. Nos crucifixos vemos a abreviatura INRI. São as iniciais em latim da frase: Jesus=IESUS, Nazareno = Nazarenus, Rei = Rex dos judeus = Iudaeorum.
Aos pés da cruz, estavam a Mãe de Jesus, Maria, e o discípulo João. Naquela hora, Jesus entregou João como filho para Maria e Maria como mãe para João.
Então, Jesus sentiu sede. Deram-lhe um pouco de vinagre, como era costume, na época, dar aos crucificados beberem.
Logo depois, ele inclinou a cabeça e morreu. Ele fez tudo o que tinha que fazer por amor a todos nós.
A morte de Jesus é celebrada na Sexta-Feira Santa, dia de jejum e oração. Geralmente a celebração ocorre às 3 horas da tarde, recordando a hora em que Jesus morreu.
6. O que aprendi de novo?
7. Oração
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!
8. Atividade Sugestão:
Utilizando dois galhos de árvore, ou dois pedaços de madeira, fazer uma cruz e colocar, no alto, uma placa com a inscrição INRI.
Arquivo em PDF
para impressão da
atividade.